terça-feira, 29 de outubro de 2013

Shazzan


Shazzan (do original Shazzan) é um personagem de desenhos animados criado por Alex Toth, produzido pela Hanna-Barbera. Foi exibido em 1967 pelo canal de televisão estadunidense CBS, entre 9 de setembro de 1967 a 6 de setembro de 1969, num total de 36 episódios, de aproximadamente 10 minutos cada. No Brasil a série fez um grande sucesso e foi exibido pela Rede Globo no ano de 1968 e nos anos  70 pela Rede Tupi de Televisão dentro do programa do "Capitão Aza"ao lado de outros animes como Super Dinamo ,aquaman etc..
Obs.: Não deve ser confundido com o mágico que aparece nas aventuras do super-herói Capitão Marvel, cuja revista já foi chamada de Shazam.
Shazzan é um gênio das mil e uma noites. Ele aparece quando as duas partes de um anel mágico se juntam formando o seu nome e atende aos desejos de seus possuidores.
A série começa quando, nos dias atuais, dois adolescentes (Chuck e a irmã Nancy) encontram as duas partes de um anel em uma caverna. Ao juntá-las, são transportados para o mundo de Shazzan, a Arábia antiga. Daí para frente se defrontam com vários perigos, mas sempre são salvos pelo poderoso Shazzan.
A aventura da série é iniciada com a seguinte narração:
"No interior de uma caverna na costa do Maine, Chuck e Nancy encontram um cofre misterioso contendo as duas metades de um anel. Quando os anéis se juntam, formam a palavra Shazzan. A esse comando mágico eles são transportados ao mundo encantado da Arábia, das mil e uma noites. Aqui encontram seu gênio Shazzan. Shazzan lhes dá de presente Kaboobie, um camelo alado mágico. Shazzan os servirá todas as vezes que o chamarem, mas não poderão voltar para casa até que entreguem o anel ao seu legítimo dono. E assim começam suas viagens fantásticas".
Shazzan é praticamente invencível, e o suspense das histórias fica por conta do momento em que os irmãos irão conseguir unir as duas partes do anel para se salvarem. Outro interesse do desenho é o bom humor de Shazzan, que sempre faz mágicas criativas e divertidas, arrasando com seus adversários.
Os adolescentes viajam pelos céus da Arábia montados em um camelo voador, o Kaboobie. Além dos anéis, eles contam com outros apetrechos mágicos: uma corda que se move sob seu comando, um tapete voador e um manto que os tornam invisíveis quando cobertos pelo mesmo.
Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Tv Globo, Tv Tupi e Rede Manchete.
Ano de Produção: de 1967 a 1969.
Cores.
Companhias Produtoras: 
Hanna-Barbera Productions.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjAPA6Qy_jUhQCddAEUOYFUUz_P7ue_A_R3oW78JIi4RNfle2Zhme0RjlkBztYFDZPp4DiZoEuvcx_BjEoKQvjc9Wj0TUZEwt4-QwkrkgX0QWu-tKFLXmugx-EIUjlFXaeSddcsOZ2zeA/s320/Shazzan+logo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário